terça-feira, 26 de abril de 2011

Pufe de garrafas pet

Pufe de garrafas pet
Mirian Lima
São Paulo/SP — O programa Vida Plena exibiu uma matéria muito especial realizada na Fábrica Comunitária de Artesanato da cidade de Cubatão/SP, com a artesã Jurema de Jesus, que ensinou os telespectadores a fazer um pufe utilizando garrafas pet e papelão. Uma ótima e criativa opção com o uso de materiais recicláveis na decoração, colaborando, assim, de forma inteligente com a natureza. Anote:

Materiais:
14 garrafas pet;
estilete;
tesoura;
fita adesiva larga;
cola de contato;
espuma;
pincel;
cola,
carpete.

Passo a passo:
1- Pegar as 14 garrafas retirar os rótulos e higienizá-las. Perfurar com estilete onde começa o bico da garrafa e com a ajuda de uma tesoura cortar toda a parte que forma a boca da garrafa, fazer esse procedimento em 7 garrafas.

  • Foto: Boa Vontade TV








  • 2- Encaixar a parte da boca da garrafa dentro da garrafa cortada, com o bico direcionado para baixo (fazer esse procedimento com todas as garrafas cortadas).

    3- Pegar as garrafas com tampa e encaixar dentro da garrafa cortada com a tampa para baixo. Batendo bem até encaixar com firmeza uma dentro da outra (nesse processo as 14 garrafas irão se transformar em 7 garrafas reforçadas). As garrafas devem ser do mesmo tamanho para que o pufe fique bem uniforme.
    • Foto: Boa Vontade TV
    4 - Pegar duas garrafas com a parte da tampa direcionada para baixo e passar a fita adesiva em volta delas, unindo-as firmemente. Repita o procedimento unindo mais 2 garrafas e depois mais 3 garrafas.

    5 - Posicionar as garrafas para fazer o formato do puff colocando em ordem a fileira de 2 garrafas, de 3 garrafas e de 2 garrafas, passar a fita adesiva uninda-as firmemente. Passar a fita na parte de baixo, de cima e no meio para que o pufe fiqu e bem reforçado.
    • Foto: Boa Vontade TV
    .6 - Pegar uma caixa de papelão e medir em volta das garrafas já unidas. Cortar a caixa o suficiente para envolver toda a lateral do pufe de garrafas (enrolar o papelão fazendo uma espécie de canudo para que o papelão fique bem maleável). Após, envolver o puff com o papelão em toda a extensão das laterais e passar a fita adesiva por toda a extensão ficar bem firme.
    • Foto: Boa Vontade TV
    8 - Pegar um pedaço de papelão e usando o próprio puff riscar a tampa. Recortar para cobrir o fundo. Repetir esse procedimento do outro lado, tendo o cuidado de fazer um sinal na parte das tampas da garrafas que devem ficar para o lado do chão. Passe a fita adesiva por várias vezes para ficar bem firme.

    9 - Pegar uma espuma e medir usando o próprio puff como molde. Se sobrar uma ponta é preciso cortar para que a espuma seja colada uniformemente.

    10 - Passar a cola de contato (cola de sapateiro) em toda a parte da espuma e também no puff , aguardar 10 minutos, e colar.

    11 - Usar a mesma medida redonda de papelão para cortar a espuma que revestirá o acento do puff . Passar cola de contato (cola de sapateiro), aguardar 10 minutos e colar. Recorte uma medida redonda de carpete usando o próprio puff como molde, e cole com cola de contato na parte que vai ficar em contato com o chão.

    13 - Confeccionar uma capa de sua preferência para cobrir o pufe, usando a criatividade. Pode usar tecido ou outro material de sua preferência  para a confecção da capa.


  • Foto: Boa Vontade TV








  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário